A CASA DOS XARÊS



A Casa dos Xarês foi um sonho concretizado dos seus promotores que largaram a sua vida em Lisboa e decidiram vir recomeçar uma nova vida na região de Idanha. A recuperação de uma edificação, pertença da família, que se encontrava degradada, tornou-se num enorme desafio aos promotores, com o intuito de ali instalar uma unidade de Turismo em Espaço Rural.

Caracterizada por um ambiente rústico e acolhedor, com magníficas paisagens, onde abundam motivos para um esmerado passeio no Parque Natural do Tejo Internacional, a Casa dos Xarês é um refúgio para todos quantos procuram a tranquilidade.

Oferece uma panóplia diversificada de atividades de lazer e simultaneamente potencia a valorização dos recursos naturais e do ambiente envolvente. A ampla vista para a deslumbrante paisagem natural e toda a envolvência criada no empreendimento faz deste novo projeto um potenciador da freguesia do Rosmaninhal. O modelo de oferta integrada e diversificada entre alojamento, piscina de água salgada, restauração, animação e cultura “passa pela complementaridade de experiências, por um serviço de proximidade personalizado e pela realização de atividades de animação e eventos temáticos associados aos produtos endógenos do território, ecoturismo, turismo cinegético, de natureza e equestre.

As obras contemplaram a criação de 6 quartos temáticos de alojamento, todos com nomes de rios e ribeiros da região e decorados com pormenores da região, como a caça, a natureza, pesca e o BTT. Dois dos quartos localizados numa casa adaptada para utilizadores com mobilidade reduzida, inclui uma uma sala kitchenette devidamente equipada para quem pretender confecionar as suas refeições. A receção é também uma loja de produtos regionais e artesanais produzidos pela própria casa e de pequenos produtores locais/regionais, seus parceiros. Nos espaços de lazer e recreio destaque para a piscina infinita de água salgada, o salão de refeições e de convívio, com uma mesa de jogos, um grande plasma, uma zona de churrascos. O nosso lema é “Vivenciar experiências na natureza e na ruralidade”.